segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aterro Sanitário, Lixões e Aterros controlados


ATERRO SANITÁRIO
 É o processo que deposita o lixo (resíduos sólidos) no solo,  que se baseia em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, conta com o confinamento seguro que diz respeito controle de proteçao ambiental e proteçao à saúde pública.

IMPLANTAÇAO DO ATERRO SANITÁRIO
 Além das atividades de escolha da área, copreende, entre outras, a elaboraçao do projeto, licenciamentos ambientais, limpeza, obras de terraplanagem, acessos impermeabilizaçao, utilizando material geossintético, drenagem e obras de construçao civil
 
ATERRO CONTROLADO.
Aterro controlado, é, basicamente, um lixão reformado, tornando-se          o local de destinaçao do lixo. É um local adequado à legislaçao, porém, falho no ponto de vista ambiental, já que contamina, assim como o lixão, o solo natural.
Esse tipo de aterro nao pratica medidas de evitem a poluiçao, pois nao recebe a camada impermeabilizante necessária antes da deposiçao do lixo, causando poluiçao do solo e do lençol freático. Nao trata também o chorume e os gases que sao liberados na decomposiçao do lixo. As atividades do aterro controlado ficam expostas ao meio ambiente, pois nao possuem uma cobertura vegetal.
A funçao do aterro controlado nao é a de prevenir a poluiçao, e sim, diminuí-la. É uma forma de destinaçao de lixo bem inferior ao aterro sanitário convencional, mas superior ao lixão, porém, corre o risco de interdiçao pela Cetesb, após alguma ocorrência grave.

 LIXÕES
 Os lixoes sao depósitos de lixo sem nenhum tratamento, autorizados pelo governo.  Esse fato faz com que tenha-se tantos lixoes no Brasil. É um problema gravíssimo para o país, pois cerca de 80% dos municípios, depositam o seu lixo em lixões. Isso causa poluiçao do solo, dos lençois freáticos, e do ar, pois as queimas espontaneas do gás gerado é constante.
Ao contrário do que muita gente pensa, mesmo o lixão estando longe da sua casa, você será SIM prejudicado, pois a poluiçao causada por este lixão atinge muitos quilometros em volta, já que, obviamente, as águas e o ar, movimentam-se.
Esse nao é o unico problema, os lixões atraem a populaçao mas carente e sem emprego. Essa populaçao passa a se alimentar dos restos de comida encontrada no lixo e a sobreviver de materiais recicláveis ou que ainda podem ser vendidos. Esse tipo de "humilhaçao", degradaçao humana, nao pode mais ser permitida, e somente com a extinçao dos lixões vai solucionar essa situaçao.
DICA VERDE: Tente saber para onde o lixo de seu município está sendo levado. Se descobrir que ele está indo para um lixão, NAO ACEITE, reclme para as autoridades da sua prefeitura, peça outra sulução, pois você e todos os habitantes de sua cidade, estão tendo sua qualidade de vida e saúde afetadas. Caso sua cidade esteja fazendo a coleta seletiva corretamente, COLABORA, peça a coloboraçao dos outro habitantes.

RESUMO: Diferença básica entre Aterro sanitário, aterro controlado e lixão:
Aterro Sanitário;
A ABNT (1984) - Associação Brasileira de Normas Técnicas apresenta a seguinte definição: “Técnica de disposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no solo, sem causar danos à saúde pública e sua segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os RS a menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores se for necessário”. Esta técnica minimiza a proliferação de micro e macro vetores, diminuindo os riscos de contaminação direta, além de permitir o controle efetivo da poluição do ar, fumaça e odores, reduzir os riscos de incêndio, poluição das águas superficiais e subterrâneas e ainda da poluição estética.

Aterro Controlado;
A diferença básica entre um aterro sanitário e um aterro controlado é que este último prescinde da coleta e tratamento do chorume, assim como da drenagem e queima do biogás. No mais, o aterro controlado deve ser construído e operado exatamente como um aterro sanitário. Normalmente, um aterro controlado é utilizado para cidades que coletem até 50 toneladas/dia de resíduos urbanos, sendo desaconselhável para cidades maiores. Diversos estudiosos concluem que aterro controlado é um lixão melhorado, portanto, longe de ser a alternativa correta, que é um aterro sanitário.

Lixão;
Forma ambientalmente inadequada de disposição de resíduos sólidos no solo, acarretando problemas à saúde pública e um impacto ambiental de dimensão incalculável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário