segunda-feira, 28 de março de 2011

Resenha - Uma verdade inconveniente - Al Gore.

Uma verdade inconveniente - Al Gore - É um documentário que retrata, basicamente, o aquecimento global como consequencia da evolução humana.


Al Gore tem 58 anos, e a 40, defende as causas do meio ambiente. Em 2006, ganhou o prêmio ECO, no Brasil, e em 2007, o premio nobel da paz. Na política, ele é contrário as idéias de Bush.


Este documentário, tem a intençao de alertar a sociedade, impressionar e causar espanto de como caminha o nosso planeta, e como ele estará daqui a algumas décadas, comparando a atual situaçao com décadas passadas e estimativas futuras, mostrando-nos mudanças drásticas.


Em suas palestras, e no documentário, Al Gore nos conta o que fez com que ele tivesse maior interesse com as causas do planeta, entre elas, a morte de sua irmã, um acidente que quase matou seu filho, suas aulas, lembradas por ele até hoje, de seus professores da faculdade, especificando dois deles e sua derrota nas eleiçoes presidenciais em 2000, onde W. Bush saiu vencedor.


Neste documentário, Al Gore tenta sensibilizar as pessoas sobre a questão ambiental, por meio de suas palestras, com slides, gráficos, animaçoes e uma linguagem bem simples e clara.


O principal foco, sao as mudanças climáticas de nosso planeta: terremotos, tufões, tempestades, tsunamis etc. Para ele, nós que somos culpados por tudo isso, uma vez que somos nós os responsáveis por poluir a Terra.


Para Al Gore, o aquecimento global é uma questão político-economica, uma vez que está diretamente ligado ao desenvolvimento das industrias, e por isso, segundo ele, o governo de Bush nao tinha aderido ao protocolo de Kioto.


Ele também faz uma observasão óbvia, entretanto, nao percebemos isso. Se destruirmos os animais e as plantas, as industrias farmáceuticas, daqui a algumas décadas ou até mesmo poucos anos, estarão pagando trilhoes de dólares para ter acesso a um pedaço de terra, assim, a patente deste remédio produzido será caríssima.


André Fontenelle Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário